quarta-feira, 24 de junho de 2009

Localização Espacial


As 4ªs séries da professora Kenya estão trabalhando em geografia as questões de localização espacial e as diferentes representações do espaço terrestre. Para tanto, planejamos algumas aulas na sala informatizada com os seguintes objetivos:
- Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.
- Comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.
Para tanto, utilizamos o site do Google Maps, sites como esse, possibilitam a visualização de partes do globo em versão cartográfica, imagens de satélite, fotos aéreas e até em 3D. Os alunos, em duplas, tinham como ponto de partida a escola e tinham que fazer o trajeto até um local, escolhido por eles, do centro de Florianópolis.
Os alunos ficaram fascinados ao visualizar sua rua, sua casa, a escola..., com a utilização de mapas virtuais, praticamente todos os lugares do mundo estão acessíveis aos olhares curiosos da turma. Puderam ser trabalhadas questões como: Esse tipo de visualização é a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Eles também puderam perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical. Ficaram impressionados com a resolução das imagens, onde era possível ver carros, características das construções e até as árvores de uma paisagem.
Foi visível a facilidade que alguns alunos tem em se localizar em um mapa virtual, enquanto outros apresentaram maior dificuldade. Para reforçar esse entendimento, repetiremos essa atividade com outros pontos significativos, possibilitando que explorem mais os recursos de aproximação e distanciamento para que possam desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
Além disso, outras questões como distância das ruas em metros, quilômetros, os pontos cardeais e colaterais, nomes de ruas...também serão explorados pela professora em sala, já que cada dupla saiu com a descrição da rota do seu destino.

Nenhum comentário: