quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Trabalhando com TANGRAN




O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria".
Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:

* 5 triângulos de vários tamanhos
* 1 quadrado
* 1 paralelogramo

Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:
Todas as peças devem ser usadas e não é permitido sobrepor as peças.

Segue algumas dicas de figuras que podem ser criadas com o tangram, mas, vale lembrar que o principal é a imaginação, é possível criar coisas maravilhosas com esses 7 peças.




Essa atividade está sendo desenvolvida com as turmas de 2o ano, 3a e 4a série pela professora de ed. física - Maria Febrônia - ela inicialmente contou sua história:
Um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem,
para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.


Posteriormente foi apresentado e explorado o jogo de madeira, onde as crianças puderam manipular e desenvolver diversas habilidades, como: classificação, diferenciação, relação espacial, criatividade entre outras.
Aqui na sala informatizada eles puderam explorar novamente o jogo através de um software educacional (GCompris), no qual além das habilidades já citadas, também aprimoraram sua coordenação motora com a manipulação do mouse bem como a cooperação no trabalho em grupo.



O trabalho terá continuidade com a confecção de um tangran para cada criança o qual será integrado com artes e contará com a participação de cada professora de sala de aula.

3 comentários:

Profª Beatriz disse...

Conheci sue blog através do NTE, onde participei do curso de informática...(pois sou prof. da red) ...adorei...parabéns! Tivemos como tarefa criar um blog...como gostei muito do seu...gostaria de saber como vc colocou a imagem de Bem Vindo... a quantidade de visitante...essas coisinhas....se puder me ajudar agradeço!!!Beatriz

arte-educacao.blospot.com

Febrônia disse...

Profª Educação Física- Maria Febrõnia ( Fê...)
Estou fazendo este trabalho do TANGRAM, com as turmas citadas no blog, onde posso colocar aqui meu depoimento em relação ao trabalho realizado até agora. Observei que as turmas tiveram um boa receptividade,criatividade, entusiasmo e engajamento quanto as propostas realizadas, onde nos vem trazendo resultados significativos e interessante para aprendizagem dos alunos. Quero deixar aqui minha sugestão para os profissionais que desejam também trabalhar com este material tão rico e desafinte o TANGRAM!!!!!

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny