segunda-feira, 30 de março de 2009

Blog da turma 42


Hoje a turma 42 veio na sala informatizada assistir uma apresentação de slides sobre Blog, essa apresentação foi elaborada pela coordenadora e sintetizava algumas informações bem básicas e simples, pois a turma ainda não tinha tido contato com blogs. Posteriormente eles visitaram, a partir dos links deixados, alguns blogs interessantes e deixaram um comentário. Logo depois criamos um email da turma e decidimos fazer o nosso blog. Nesse blog vamos postar principalmente alguns textos, fotos e trabalhos que estão sendo desenvolvidos dentro do projeto de sexualidade, bem como algumas outras novidades de nossa turma. O endereço do blog é 4serie42.blogspot.com, entre e deixe seu recado!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Passeio dos 1ºs anos

As turmas 11 e 12 da professora Elizabete realizaram na semana passada um passeio pelo bairro da Serrinha. O objetivo maior era observar a função social da escrita, verificar se as crianças já tinham noção da função dos números das casas, das placas das ruas, das sinalizações, e de tudo quanto era escrita que encontravamos pela rua. Essa semana eles vão vir na SI para visualizar as fotos que foram tiradas durante o passeio. Em sala de aula produziram um texto coletivo e desenhos sobre essa saída.

quinta-feira, 12 de março de 2009

1º Encontro de Formação



Aconteceu no dia 10/03 o primeiro encontro de formação para coordenadores de salas informatizadas da rede municipal de ensino. O principal foco desse encontro foi o tema PLANEJAMENTO. Iniciamos pela manhã com a coordenadora do NTE repassando alguns informes importantes e encaminhamentos do trabalho para esse ano de 2009. Posteriormente assistimos um video e fizemos uma dinamica, ambos voltados para a reflexão acerca de nosso trabalho com as midias na escola. Realizamos ainda no período da manhã a leitura de um texto: "O Planejamento Em Educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas" de autoria da mestre em educação Maria Adelia Teixeira Baffi. No período vespertino o trabalho ficou concentrado em pequenos grupos, onde discutimos o texto lido, relatamos as dificuldades enfrentadas no ano anterior, definimos alguns aspectos relevantes para o planejamento deste ano e nossa multiplicadora Suleica, esclareceu algumas dúvidas com relação a manutenção e encaminhamentos de trabalhos na sala informatizada. Foi um encontro muito produtivo.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Projeto de Educação Sexual


Na próxima semana começaremos a desenvolver com a turma 42, de tempo integral, um projeto de educação sexual, cujo objetivo maior é o de orientar e informar os alunos sobre as mudanças ocorridas no seu corpo, os cuidados que devemos ter, o respeito às diferenças e as doenças sexualmente transmissíveis. O tema surgiu a partir das necessidades observadas na turma, visto que algumas crianças já estão entrando na pré-adolescencia e essas questões já começam a despertar a curiosidade e o interesse delas. O projeto irá acontecer uma vez por semana e contará com a participação da professora de sala (Ana Beatriz), professora da sala informatizada (Nydia Pinheiro) e coordenadora pedagógica (Vanda Marques). Para esse prjeto será criado um Blog, onde a cada semana 2 alunos da turma serão responsáveis por atualizá-lo e toda semana a turma irá visitá-lo para comentar sobre os assuntos, desta forma estaremos trabalhando mais sistematicamente a leitura, a escrita e interpretação e dando mais visibilidade ao projeto. Aguardem!

Turma 42 - tempo integral


A turma 42 da professora Ana Beatriz veio na sala informatizada esta semana para ver uma apresentação de slides organizada pela coordenadora sobre a história da marcação do tempo e os relógios antigos. Também fizeram um jogo utilizando o programa do Linux Educacional - GCompris, onde aparece um relógio de ponteiro e pede para as crianças ajustarem as horas digitais mostradas. Esse jogo é muito legal, pois a medida que vão acertando ele vai trazendo novos desafios: acrescentando o ponteiro dos segundos, fazendo desaparecer os números dos minutos, depois o das horas e assim por diante. As crianças gostaram bastante. Também, utilizando o mesmo programa jogaram o jogo da memória.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Florianópolis


A turma do 2º ano da professora Chris está desenvolvendo um projeto sobre Florianópolis.
Aqui na sala informatizada, irão visualizar imagens antigas e recentes dos principais pontos turísticos de Floripa. Para tanto, utilizaremos o site:
floripadasantigas.nafoto.net
Também iremos assistir a dois videos baixados do youtube, que trazem imagens e a música "Rancho de amor a Ilha", que também será trabalhada em sala.
http://www.youtube.com/watch?v=sTusdFvxPkc
http://www.youtube.com/watch?v=isaWRF2jM0k

Educação Física


A professora , de educação física, já inseriu a sala informatizada no seu planejamanto com as turmas. Essa semana foi a vez dos 1ºs e 2ºs anos. Os alunos realizaram atividades com cores e formas geométricas, pois muitos ainda não discriminam as diferentes cores e formas. Procuramos, com essas atividades desenvolver também a coordenação motora fina e a percepção visual. As crianças gostaram bastante dessas atividades. O site utilizado foi:
www.atividadeseducativas.com.br, na parte de matemática.
Semana que vem será a vez dos 3ºs anos e das 4ªas séries, que irão trabalhar orientação espaço temporal e dominância lateral. Para tanto será utilizado o jogo direita e esquerda e o jogo da velha.

Pesquisa


A turma 32 da professora Terezinha começou a utilizar a sala informatizada essa semana. Em duplas os alunos realizaram uma pesquisa sobre vitaminas e sais minerais, suas funções no organismo e principais fontes. Esse trabalho faz parte do tema que está sendo desenvolvido em sala de aula que é a Alimentação. Posteriormente irão organizar os resultados em uma tabela que será digitada no BrOffice e ilustrada com imagens conseguidas da internet. O principal objetivo, além do conhecimento do tema, é trabalhar a leitura, escrita e interpretação. Os sites utilizados foram:
www.canalkids.com.br/alimentacao
www.milmar.com.br/saude/vitaminas.htm